7 de junho de 2009

Criados para ser Amor

Dando continuidade a nossa partilha sobre namoro, encontrei na internet um artigo, sobre namoro do Julio Brebal da C.N. "Cristo amou a sua Igreja" (Ef 5,25) "Homem e mulher os criou" (Gn 1, 27c)

Alinhar à direita

"Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne" (Gn 2,24)

"Há três coisas difíceis demais para mim mesmo quatro, que absolutamente não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra no rochedo, o caminho do navio no meio do mar, o caminho do homem para a mulher" (Pr 30, 18-19) A Bíblia revela a benção divina que envolve o amor humano!
Maravilhosamente como Cristo "ama" a Sua Igreja, assim Ele quer que nos amemos e nos realizemos como homens e mulheres, para realizarmos o Seu projeto de Amor. Criados para ser amor, Deus nos convoca para com Ele sermos co-criadores. Junho, mês do Coração de Jesus, mas a nossa cultura comemora o dia dos Namorados.
Estar enamorado é estar amando. Enamorado dela, dele... Em seu projeto de amor, Deus nos cria homens e mulheres e coloca em nossos corações a capacidade de amar que significa dar de si, cuidar, proteger, amparar... fazer o outro feliz. Amar é ato consciente de vontade, não é sentimentalismo, mas um profundo sentimento de juntos "construir" um e o outro, por isso deixará o homem, pai e mãe... Daí encontrarmos no livro Cântico dos Cânticos, tão belo poema de amor entre os amantes: "Eu sou para o meu amado, e o meu Amado é para mim.
Vem, meu amigo, vamos para o campo, passaremos a noite nas aldeias madrugaremos pelas vinhas, veremos se a vinha floresce, se os botões estão a abrir, se as romãzeiras estão em flor: lá, dar-te-ei o meu amor." (Can 7, 11-13). Infelizmente nos dias atuais estão fazendo muita confusão a respeito da união do homem com a mulher, estamos num tempo em que o mundo quer impor conceitos, valores do VALE TUDO... daí é preciso que entendamos que Deus fez o homem para a mulher e a mulher para o homem, hoje, o que o mundo nos apresenta são uniões completamente fora do plano de mor que Deus preparou para sermos felizes: as uniões homossexuais tão divulgadas... Namoro é tempo de conhecimento, de revelação, de descobertas, para tanto é preciso que façamos a experiência de nos conhecer, de nos darmos a conhecer e de conhecer o outro.

Namoro não é uma experiência de consumo como o "ficar".

A Palavra de Provérbios é excelente caminho para uma reflexão na experiência de namorar: Como a águia que conquista os céus, o namoro precisa ter um objetivo; como o caminho da cobra no rochedo, o namoro não pode deixar rastros de feridas, mágoas, malícia; como o navio em alto mar, o namoro deve saber aonde chegar, ao porto seguro do matrimônio, como o caminho de um homem para a mulher, conforme a vontade de Deus, Ele conforme está escrito no livro de Oséias 2, 21-22: "Desposar-te-ei comigo para sempre.
Desposar-te-ei na justiça e no direito, na ternura e na misericórdia.Desposar-te-ei na fidelidade e tu conhecerás Javé". Queridos jovens, eis aí uma boa reflexão para que vocês possam repensar o tempo de namoro.