14 de junho de 2009

Eucaristia

Na igreja católica temos um tesouro, uma riqueza, que é a Eucaristia. Mas antes de falar sobre essa dádiva de Deus, gostaria de lhe perguntar: Você acredita que Jesus está realmente presente na hóstia consagrada?
Você sabe como nasceu à festa de Corpus Christi?Esta festa nasceu de um milagre que aconteceu em Bolsena, na Itália. O sacerdote, Pedro de Praga, tinha dúvidas a respeito da presença real de Jesus na Eucaristia, porque os hereges afirmavam que a Eucaristia era apenas um símbolo, como ainda hoje muitos dos nossos irmãos evangélicos afirmam. E isso criou uma confusão na cabeça das pessoas e também na daquele padre.Então ele decide ir a Roma porque queria conhecer a verdade.

Passando por Bolsena, resolveu se hospedar ali. A noite, em oração, pediu ardentemente ao Senhor que terminasse com aquelas dúvidas, pois desejava somente crer. Na manhã, do dia seguinte, ele fez questão de celebrar a Eucaristia apesar de suas dúvidas.Enquanto celebrava, na hora da consagração, no momento em que levantou a hóstia consagrada, ela começou a sangrar. O sangue pingava no corporal, na toalha, atingiu o altar que era de mármore, deixando suas marcas. Sem saber o que fazer, ele andou com a hóstia que sangrava na mão e algumas gotas de sangue caíram no chão de mármore, onde ainda hoje tem as marcas. Aquela missa nunca terminou porque o padre não fez a consagração do vinho e não prosseguiu a celebração, de tão atrapalhado que ficou.Esse milagre foi uma grande resposta para aquele sacerdote.

Foi o próprio Jesus dizendo que Ele está realmente presente na hóstia consagrada com seu corpo e sangue.Por providência de Deus, o Papa Urbano IV estava na cidade de Orvietto, não muito distante de Bolsena.
Ao saber do ocorrido, pediu que o bispo fosse até lá para verificar o que havia acontecido e lhe trazer o resultado.Outro fato pouco conhecido é que uma religiosa recebeu diversas revelações de Jesus, que lhe pediu que levasse esses apelos ao Papa. Um dos apelos era que, após o domingo de Pentecostes, em uma quinta-feira, se celebrasse a festa da Eucaristia, a festa de Corpus Christi.Ele recebeu aqueles apelos, levando-os muito a sério, porém os guardou no seu coração, pois devido o tempo difícil que a Igreja estava vivendo era preciso muita prudência e cautela. E pediu ao Senhor que lhe mostrasse a verdade.Como o Papa tinha ordenado, o bispo foi a Bolsena e já estava voltando. Mas o Papa não resistiu e foi ao seu encontro. Na metade do caminho, na ponte chamada “Ponte do Sol” os dois se encontraram. O Papa desceu de sua carruagem e foi em direção do bispo que trazia devotamente, nas suas mãos , o corporal ensangüentado. Quando o bispo abriu o corporal, o Papa caiu de joelhos no chão, proclamando: Corpus Christi! O corpo de Cristo! Como o Papa havia pedido, a resposta veio do céu.A festa de Corpus Christi não é simplesmente uma festa que a igreja instituiu para celebrar a Eucaristia. Foi uma resposta do céu diante das heresias que estavam atingindo a igreja. Quando o Papa disse: Corpus Christi, ele estava professando sua fé diante daquele milagre eucarístico. Monsenhor Jonas Abib diz que era como o Papa dissesse: “Este é o corpo de Cristo presente na hóstia consagrada, e aqui está a prova. Creio na presença real de Jesus na Eucaristia. Creio que aqui está o corpo de Cristo”. Assim, o Papa voltou, levando aquele corporal e colocou numa igreja em Orvietto. E isso que aconteceu foi o bastante para ele instituir a festa de Corpus Christi como Jesus tinha pedido.Eu sei que você acredita na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada, mas lhe contei esse fato para que você tenha a convicção, a certeza de que é o próprio Jesus com seu corpo, sangue, alma e divindade.
No momento da consagração acontece o milagre da transubstanciação: o pão é transformado no corpo de Cristo e o vinho no Seu sangue, como Ele mesmo disse:“Tomem e comam, isto é o meu corpo”. Em seguida, tomou um cálice, agradeceu, e deu a eles dizendo: “Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados”. Mt 26,26-28Já não é mais pão e vinho, e sim, o corpo e sangue de Cristo, e não uma representação, um símbolo. É o mistério da fé como proclamamos após a consagração. Seu corpo é verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida (conf. João 6, 54-56).Depois que Jesus disse isso, “ muitos dos seus discípulos se retiraram e deixaram de andar com Ele”(Jo 6,66).
Se não fosse isso realmente que Jesus quisesse dizer, Ele os teria chamado de volta e explicado que se tratava de uma linguagem figurada, simbólica, mas Jesus não voltou atrás.Devemos acreditar que Jesus está na hóstia consagrada por inteiro, com um corpo que tem carne e sangue; um corpo que sente, ama, perdoa. Reflita um pouco: Como está sendo sua participação na santa missa e nas adorações?Assim como o alimento nos sustenta e o remédio age sobre nossas doenças, a Eucaristia é o próprio Senhor que vem a nós na forma de alimento e remédio para atingir as nossas enfermidades e nossas fraquezas.Na Eucaristia, o coração de Jesus bate forte por nós. Jesus está ali com seu coração cheio de misericórdia a derramar benção e graças sobre aqueles que têm fé.
Que pena que muitos têm tempo pra tudo, menos para adorar e receber Jesus que se doa por amor a cada um de nós. A hóstia consagrada é o corpo de Jesus que vem ser remédio, alimento, cura, libertação, força para o seu povo. Ele retira de nós um coração ferido, machucado, e no seu extremo amor nos dar um coração curado, restaurado. Saiba que todas as vezes que você estiver enfrentando problemas de doenças, financeiros, de relacionamentos, familiares, qualquer que seja a dificuldade e em que intensidade for, que o coração misericordioso de Jesus está sofrendo com você e por você. Se você permitir, Ele realizará maravilhas na sua vida. Por isso não perca mais tempo, abra seu coração, deixe que Ele resolva seus problemas, confie, busque sua presença viva na missa, na adoração, no sacrário e você verá as maravilhas que Ele fará na sua vida e na vida de sua família.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Raimunda Ferreira- Ministra da Eucaristia